Avança programa de expansão da radioterapia em Sinop e Rondonópolis

Avança programa de expansão da radioterapia em Sinop e Rondonópolis

A informação foi confirmada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) na noite desta segunda-feira (5), após reunião com Thiago Rodrigues Santos, Coordenador-Geral de E05quipamentos e Materiais de Uso em Saúde (CGEMS) do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DCISS) do ministério da Saúde.

Segundo o parlamentar serão investidos cerca de R$ 10 milhões em cada município. Em Sinop o atendimento será no Hospital Santo Antonio cuja ala de atendimento de pacientes com câncer está em funcionamento desde 2006. Em Rondonópolis o investimento será na Santa Casa de Misericórdia.

 

O cronograma de ações está definido. “Agora no mês de maio a licitação e a ordem de serviço e a previsão das obras já no mês de junho. Com isso evolui o tratamento e Mato Grosso melhora mais”, disse Leitão.

Os municípios mato-grossenses foram incluídos no Plano de Expansão da Radioterapia lançado em 2012 através da ação política de Nilson Leitão junto ao então ministro da Saúde, argumentando que apenas a c

apital do Estado, Cuiabá, tinha os equipamentos necessários para o tratamento por radioterapia o que aumentava o sofrimento de pacientes e familiares num momento de esgotamento da saúde física e mental.

Radioterapia – A Radioterapia é um tratamento no qual se utiliza radiação ionizante por meio da perda ou ganho de elétrons com moléculas neutras para destruir, eliminar ou impedir que as células de um tumor aumentem seu tamanho.

Adicionar comentário