Nilson quer programa nacional para indígenas brasileiros

Nilson quer programa nacional para indígenas brasileiros

O candidato a senador, deputado federal Nilson Leitão (PSDB), recebeu o apoio de índios da Aldeia Cururuzinho, no último sábado (18), em Alta Floresta. Um dos principais líderes indígenas do Estado, Elenildo Kaiaby, cacique da aldeia, ressaltou o trabalho dele na Câmara dos Deputados em prol dos índios para apoiá-lo.

Elenildo diz que os índios são gratos a Nilson pelas bandeiras que ele levanta em prol dos índios no Congresso.

“Até mesmo a Constituição diz que temos direito de escolha, temos direito de estudar, de buscar trabalho, mas precisamos todos os dias explicar os nossos direitos, e somente Nilson vem fazendo esse papel, de nos defender, com Congresso”, disse o caique.

As palavras do cacique foram defendidas pelo índio Junildo Kayabi, que vê uma postura diferente de Nilson ao tratar dos indígenas, e fez críticas à maneira como a Funai os trata.

“A gente quer alguém igual Nilson Leitão, que se preocupa com a nossa vida, ele pode ter certeza que estamos no mesmo barco, vamos apoiá-lo nessa luta, que ele continue lutando pelos nossos direitos, por isso vamos sim votar nele”, declarou.

O apoio a Nilson Leitão também veio do servidor da Fundação Nacional dos Índios (Funai), Francisco Rocha. Ele agradeceu ao parlamentar pela assistência que ele dá em Brasília, a todas as reivindicações.

“Nilson sempre buscou ajudar os indígenas, e por isso o estamos apoiando na campanha ao Senado, se Deus quiser ele vai ser eleito, e vai ter a oportunidade de fazer muito mais pelos índios”, afirmou.

Nilson Leitão disse que sonha com um programa para o indígena brasileiro, acabando assim com as discussões sobre os direitos deles. “Na verdade o grande problema sobre as brigas dos índios com o cidadão comum é que todos discutem os detalhes das vidas dos índios, mas o problema só é gerado por falta de ter de fato um programa para o indígena brasileiro”.

De acordo com o parlamentar, instituições que deveriam cuidar dos índios, se preocupam mais em colocá-los contra a sociedade e não resolvem a vida deles. “Precisa dar um basta nisso”.

O parlamentar também quer que o governo ofereça aos indígenas a estrutura que merecem. “Temos que cuidar dos povos indígenas a partir da dignidade”.

Adicionar comentário